preto

Sou Ronaldo de Gongobila raspei meu santo depois descobri que meu pai era de umbanda a iniciação vale no candomblé?
Frequentava uma casa de umbanda onde meu pai de santo dizia ser raspado mas tocava umbanda investiguei sua procedência junto com uma irmã de santo e descobrimos que ele sempre foi de umbanda e jamais foi de candomblé. Como eu estava bolando ele vivia dizendo que eu deveria raspar e que ele poderia fazer isso sem problema, eu acreditei e fiquei recolhido duas semanas entrei para um quarto ele mi deu um amaci e depois mi raspou e teve saída ele cantando umbanda com mistura de algumas cantigas de angola que ele aprendeu. Sai da casa porque continuei bolando. Hoje estou frequentando uma casa de angola e estou muito satisfeito a mãe de santo disse que no jogo chegou a hora de eu ser iniciado, ela diz que minha feitura que fiz na umbanda não é aceita no candomblé.
Essa é minha dúvida. Mucuiu, sua abença e obrigado desde já.

andreiacamargo2

Sacerdotisa Andreia Camargo responde:
Mukuiu no Zambi Ronaldo.
Infelizmente existem muitos curiosos que usam as pessoas como cobaias, sua atual mãe de santo tem razão sua pseudo feitura não é valida no candomblé, na umbanda que eu conheço não raspa ninguém e obviamente a sua iniciação não é valida no candomblé porque iniciar não é somente raspar a cabeça isso você pode fazer num salão de barbeiro tem todo um mundo por trás da raspagem, fundamentos secretos, ebós, rezas, banhos, em fim não é colocar você num quarto ti dar um amaci e raspar, eu costumo dizer sempre:
Antes de darem o Ta (cabeça ) para alguém observem e frequentem a casa em questão por um período não menos de um ano, vá a vários jogos não vai entrando porque você viu as penas do pavão bonita olhe também para os pés uma coisa é certa ninguém é perfeito não procure a perfeição, mas aquela casa que se encaixa com a tua espiritualidade e que possa transmitir a você a paz que você tanto procura.
Não repita duas vezes o mesmo erro observe com atenção a conduta do sacerdote ou sacerdotisa, investigue a proveniência, família, raiz etc… Apos um ano de frequentar a casa se você está satisfeito com o que ver siga em frente ou passe para uma nova experiencia.

A houanu ka ka – (a rouanu kaká):
– Muito obrigado
O Rei Dan é vivo.
Dangbe Gbenoi.


