vodun

Kolofe mãe Andreia
Fui iniciada numa casa de ketu depois que minha mãe morreu a casa fechou hoje estou frequentando uma casa de jeje o pai de santo quer dar minha obrigação de quatorze anos junto com um barco de yawo para mi ajudar e disse que iria mi raspar de novo porque é o costume da casa raspar todos que vem de outra casa. Eu tenho dezessete anos de raspada, posso dar obrigação junto com a feitura dos yawo? Por favor mi responda estou muito confusa.
Sua abença muito obrigada e axé.

andreiacamargo2

Sacerdotisa Andreia Camargo responde:
Kolofe
Na verdade eu aprendi com os antigos que só se raspa uma única vez devemos ter respeito pelo Ta das pessoas. Mas existem muitas diversidades e muitos sacerdotes e sacerdotisas não todos, preferem raspar de novo o filho que vem emigrado de outras casas, são normas que algumas casas adotaram e fizeram disso suas regras. Eu particularmente como já disse em linhas anteriores sou contra porque só se raspa uma única vez, se pode inserir um novo membro através de todos os fundamentos e regras da casa sem haver a necessidade material de raspar todo o cabelo de uma vodúnsi que já passou por isso. A questão de recolher com pessoas que estão sendo iniciadas não pode acontecer porque aqueles yawo estarão sendo iniciados e você que já foi iniciado estaria pegando uma obrigação, então seria incompatível a permanência sua junto com esses yawo visto que serão feitos fundamentos diferentes, entende? Procure conversar bastante com seu sacerdote, esclareça e tire suas dúvidas antes de recolher e caso não esteja satisfeito procure visitar outras casas, na hora certa seu vodum lhe encaminhara para o lugar certo.
Não tenha pressa o tempo dos voduns não é o mesmo dos humanos.
O Rei Dan é Vivo
Dangbe Gbenoi

