Tags

sobo

Kolofe mãe Andreia
Sou Ekedji Nilda de Xango sou de Ketu
Gostaria de perguntar se há necessidade de despachar em estradas e cachoeira as oferendas dos orixás e se podemos modernizar sem feri o sagrado dando aos nossos deuses oferendas na casa do santo e depois despejar no lixo? Seria ofender o sagrado? Outra coisa que ando vendo que antes a navalha que raspava o iniciado era a do pai de santo ou a da mãe de santo hoje todos são raspados com a navalha virgem no tempo antigo a navalha do pai de santo era que raspava todos os filhos. Sobre a abertura do obi estão abrindo com faca antes se abria diferente. Recolher apenas uma semana e não pagar os 3 meses de kele é correto na sua opinião quanto um pai ou mãe de santo cuidar do marido e da esposa pode? Agradeço pela sua atenção peço sua abença e sou sua fan amo muito o trabalho que a senhora faz e já comprei três livros seus o Livro dos deuses vodum, Os ebó secreto e o Candomblé pergunta que eu respondo. Todos livros ótimos a senhora esta de parabéns.
Kolofe mãe.

Sacerdotisa Andreia Camargo Responde:
Ekedji Nilda meu pai Bessem que lhe abençoe, Abença ekedji.
A questão das oferendas: “Depende muito dos segmentos que existem alguns enterram outros levam para a natureza e seja qual for nenhum dos dois fere a natureza se for entregue em folhas, sou a favor em jogar no lixo garrafas de bebidas e objetos irrelevantes, o povo do candomblé deve entender que nossa religião é o amor pela natureza e suja-la agredi-la vai contra tudo que pregamos, devemos trocar os alguidares por folhas e o liquido da bebida deve ser despejado na terra a garrafa colocada no lixo. Mas colocar a oferenda no lixo sou contra pois aquele alimento foi energizado, orado e obviamente esta concentrada toda energia feita através de rituais seriam ir contra mão jogar tudo no lixo não acha ekedji? Cada segmento deve direcionar as suas oferendas onde a energia no caso o vodum, orixá e o Nkice diz onde quer que coloque. Abro e fecho parentes (lembrem-se que a terra recebe de bom agrado e agradece ser fertilizada).”
A questão da navalha: “E uma questão de higiene e sou a favor de cada um ter a sua individual pois com todas as doenças que existem tenho certeza que o sagrado não quer fazer ninguém jogar roleta russa isso não se pode abrir mão é uma questão de saúde.
Sobre a abertura do obi estão abrindo com faca: “Eu sempre abri o meu com a mão e nos rituais igualmente se alguém anda abrindo diferentemente é uma questão de aprendizado aliás outro dia estava comentando sobre esse assunto o que eu aprendi meus ensinamentos vem da antiga e nunca vi esse tipo de procedimento dos meus mais velhos do povo antigo o meu eu abro na mão da forma que aprendi.”
Quanto a Recolher para ser iniciado apenas em uma semana e não pagar os 3 meses de kele: “Eu sou contra e nao entendo como conseguem fazer os fundamentos em tao pouco tempo eu chego a uma unica conclusao que muitos rituais estao sendo cancelados porque matematicamente é impossivel iniciar alguém em 7 dias, temos muitos rituais oros a serem feitos que muitas vezes um mês não dar para termina-los sendo muitas vezes preciso ir muito além.”
Correto na sua opinião quanto um pai ou mãe de santo cuida do marido e da esposa? “Eu digo que sim, pode e deve, isso não impede do mesmo sacerdote ou sacerdotisa cuidar de um casal, esse impedimento foi criado no Brasil digo que é até melhor não há kizila. Quando marido e esposa comungam na mesma roça é bem melhor em todos os aspectos.”
Muito Obrigada por adquirir meus livros Ekedji e pelas suas perguntas é um prazer dividir com todos o pouco que sei.
O Rei Dan é vivo.
Dangbe Gbenoi

