Tags

o livro dos deuses vodun

Curtem no Facebook 

Dedicatória

Esse livro é didicado a essas pessoas especiais:
– A minha saudosa mãe biológica Yolanda de Aganju, Ekedji de Bessem (in memory).
– A minha saudosa ekedji Dina de Osun, Ekedji de Bessem ( in memory).
-Roça do Ventura (Zogbodo Male Bogun Seja Unde) aos meus irmãos Ogans, Ekedjis e vodunsis que perpetuam a nossa tradição dos vodun.
– Tata Fomutinho (In memory).
– Doté Zézinho da Boa Viagem (in memory)
– Mãe Dalva de Obaluaê (in memory).
– Tata Alberto de Oxum-Mare – Sesigenan (in Memory)
– Iya Cléia de Oba
– Ademir de Oya (asè Goméia).
– Ekedji Berenice (asè Goméia).
“A todos filhos, parentes e amigos, irmaos em religiosidade…
…Aos meus ancestrais, aos meus mais velhos e aos meus mais novos, com meus humildes respeitos, abença.”

O Rei Dan é vivo, Dangbe Gbenoi.

Alogbwe – (alôbuê) – Sakpata – Filho de Nyohuewe Ananu e Korosu, sobrinho de Dazodji. É o toqueno da família, é um tohousu. Tem muitas mãos, é o guardião de todas as riquezas e estradas. Conta o mito que …(Continua no livro dos Deuses Vodun)

Akati Akpele Kendo – (acati-Apêlê-Quendô) – Vodum Ferreiro divinizado. Foi escravo de Abomey, capturado na cidade de Mahi onde nasceu. Responsável por …(Continua no livro dos Deuses Vodun)

Agu-e – (agu-ê) – Vodum feminina do panteão da terra que habita sobre as águas oceânicas. Muito afetuosa, está sempre atenta às… (Continua no livro dos Deuses Vodun)

Age – (aguê) – Vodum caçador deus da mata Os animais estão sobre o seu controle. Durante as cerimônias para Age (aguê), seus vodunsis ficam … (Continua no livro dos Deuses Vodun)

Agbe – (abê) – Vodum feminina irmã de Bade, panteão do trovão. Habita as águas revoltas do oceano. Sempre que acontece um naufrágio é ela, junto com Vodum Sayo, que tenta salvar os náufragos. Considerada uma das … (continua no livro dos Deuses vodun)


