Tags

oshum

Abença mãe Andreia
Sou dofonitinho de Oxum
Eu fui iniciado em 7 dias tenho 5 anos de santo e muita gente xoxa como eu fui feito mas na minha casa funciona assim, sou de ketu descendente de mãe minininha, e estou muito bem de vida, mas para tirar essa dúvida que martela na minha cabeça, muitos pais de santo e mães de santo dizem que não sou feito, eu não posso ser considerado feito porque sou feito em 7 dias? Existe uma regra e se existe onde esta escrito? Sua abença.

sofo
Sacerdotisa Andreia Camargo responde.
Meu pai Bessem que lhe abençoe dofonitinho.
Na verdade meu filho eu não entendo como é possível fazer um vodun, orisa, Nkice em 7 dias, no meu tempo era diferente, as pessoas ficavam mais tempo dentro do quarto sagrado, sabaji, ronco, e olha que muitas vezes tinha que atrasar e o noviço ficava sempre mais tempo do esperado, porque tem muitos oros, fundamentos a serem feitos que em 7 dias não dar para fechar o ciclo, me questiono como você foi iniciado em 7 dias completando todo o ritual que muitos desses levam 7 dias no mínimo?
Essa modernidade está transformando o candomblé de um tempo, hoje o folclore, as roupas luxuosas, brilhos, que mais parecem estar num desfile de escola de samba, modernidades que o sagrado despensa totalmente, todo esse dinheiro gasto por uma vaidade humana seria bem empregado se oferecesse ajuda a comunidades carentes. Porque o sagrado não é esse luxo que anda por ai, sagrado é sinonimo de humildade; Respondendo sua pergunta: -“Se existe regra e se existe onde está escrito?” Pois bem, nossa religião vem sobrevivendo através de milênios oralmente, e cada sacerdote deve ter ética e a dignidade de não inventar regras e respeitar o que nossos ancestrais com sangue e suor nos passaram através desses longos anos.
Dofonitinho se questione a si próprio e veja se uma pessoa que não tem uma iniciação completa, uma iniciação onde certos fundamentos foram deixados para o lado, se pode dizer que é iniciada totalmente no candomblé?
No candomblé você não foi iniciado, talvez você foi iniciado numa nova religião com outro nome mas no candomblé não!
O Rei Dan é vivo
Dangbe Gbenoi

Emails para
vanni.camargo@gmail.com


