Tags

vodun

Mutumba
Eu sou dofonitinha do obaluae tenho 8 anos de feita e queria tirar uma duvida se for possível queria saber porque em algumas casas que fui ultimamente os santos estão tudo abrindo o olho é um tal de santo dançar com os olhos abertos isso é normal? No meu modo de ver é marmotagem, mas como hoje em dia tem moda para tudo o que a gente pensa que é errado está certo o que pensa que está certo é errado. Pq estava numa festa que o Ogun colocou um zoio grande em mim que mi assustei
mas abriu na maior cara de pau.
Se der para a senhora tirar minha curiosidade eu agradeço.

sofo
Sacerdotisa Andreia Camargo responde:
Mutumba l’asé – Mutumba’
Dofonitinha na Africa os orisas/vodun/nkices atuam de olhos abertos, mas no Brasil ouve essa adaptação e como modo de sobrevivência das culturas afro se criou o que chamamos hoje de candomblé Não é errado um Vodun/Orisa/Nkice abrirem os olhos, mas no candomblé os orisas e Nkices abrem delicadamente porque no solo brasileiro os nossos deuses foram adaptados dessa forma, por tanto atenção e cuidado ao julgar aquilo que não se conhece. Tem toda razão ao dizer que existe muita modernidade por ai, mas existe tambem aquilo que desconhecemos e julgamos errado por pura ignorância. Um exemplo é Os voduns que falam, abrem os olhos e conversa com seus filhos naturalmente, coisa que para muitos seria marmotagem inves não é!
Agradeço seu email.
O Rei Dan é vivo
Dangbe Gbenoi

vanni.camargo@gmail.com

