Tags

ogun

Abença mãe Andreia
Sou filho de Ogun
Fui fazer santo numa casa e la eles não me assentaram meu santo não tive nada assentado quando fiz um ano que eles me contaram que era tudo coletivo e ficava tudo junto eu não aceitei saber que minha cabeça ficava amontoada junto com a de outros irmãos eu resolvi sair da casa porque achei uma marmotagem eles fazem o santo da pessoa e a gente acaba não tendo nem o santo nem nosso exu pra cuidar, a senhora conhece esse tipo de coisa? Pra mim não passa de uma cambada de marmoteiro, o candomblé tinha que ter pessoas como a senhora, ja não se faz mais candomblé como antigamente o povo ta mudando tudo é muita marmotagem hoje estou numa outra casa e assentei meus 4 santos e tenho dois exus assentados tambem, to com 4 anos de feito agora sim arranjei um pai de santo de fundamento.
Obrigado e aguardo a resposta.

sofo
Sofo Andreia responde:
Meu pai que lhe abençõe
Olha filho do Ogun, por mais estranho que pareça, não é marmotagem a prática do orisa/vodun/Nkice coletivo. Isso não é inventado no Brasil, isso é feito la na matriz, na Africa, onde se pode ver Legba na entrada da aldeia para toda comunidade, não existe a necessidade de ter um Legba por cada pessoa, aqui que se criou essa prática de assentar individual, histórias da escravidão na adaptação ao novo mundo. Ha quem conta que as primeiras sacerdotisas para tirar dinheiro das primeiras iniciadas brancas inventaram essa moda do individual, para que essas senhoras acostumadas a rezarem de frente a suas estátuas de santos católicos, queriam algo que representassem sua fé onde pudessem rezar. Não se pode chamar alguem de marmoteiro porque cultua o sagrado diferente da maioria, é preciso se aprofundar estudar, pesquisar, não jogue lama na casa de ninguém, muitas vezes falam mal de algo que não conhecem, O itá (ori) do ser humano é muito complicado, ninguém gosta das coisas simples, preferem complicar para que sintam que está certo. Hoje em dia ninguém dar mais fé na roça humilde cabana de sapê, preferem ver palácios suntuosos porque acham que status é o que conta. Isso não significa que nos palácios não exista o sagrado, pelo contrário, mas as cabanas de sapê continuam sagradas.
O Rei Dan é vivo
Dangbe Gbenoi

vanni.camargo@gmail.com

hipnoseandreiacamargo.jpg

