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População do sul do Benin e sul do Togo, cuja origem mítica está entre os adjá. Os Fon possuem como características o uso da língua fon, e sua maior expressão histórica, política e social do povo se expressou no Benin através do Reino do Dahomey e na Diáspora africana através do vodun. O complexo cultural expressado tanto pelo vodun como pelo Reino do Dahomey possui uma origem mítica na cidade-reino adjá de Tadô ou Sadô, onde uma filha solteira do rei, ao dirigir-se à floresta sozinha para realizar uma tarefa encontrou-se com um leopardo encantado. Ao retornar à cidade, descobriu-se grávida e a paternidade da criança foi atribuída ao leopardo. Como entre os adjá o sangue da mãe também enobrece, esse filho do leopardo, kpòvi e seus descendentes constituíram-se em uma nova linhagem real. Entretanto, o filho do leopardo ficou sendo conhecido na posteridade pelo cognome deAgassu, o bastardo, e seus descendentes por isso sempre eram preteridos no sistema sucessório de Adjá-Tadô, ainda que herdassem a bravura e ousadia de seu ancestral animal.

Um dia porém, os kpòvi, mais uma vez excluídos, se revoltaram contra a escolha do sucessor no trono de Adjá–Tadô. Eles e seus partidários se armaram e, após uma violenta refrega, muitos cadáveres tombaram de lado a lado, inclusive o do rei escolhido. O chefe dos kpòviKokpon por esta razão, ficou sendo conhecido como Adjá-hutó, o matador de adjás, e ele junto com seus partidários tiveram que partir para o exílio, uma vez que perpetrou o delito de maior lesa-majestade que é o de amaldiçoar a terra com o derramamento do precioso sangue real.

O êxodo dos kpòvi e seus seguidores, após várias peripécias, deteve-se em Aladá, onde Adjá-hutó Kokpon fundou uma nova dinastia de governantes até que o falecimento um rei também chamado Kokpon dá lugar a uma guerra de sucessão entre seus três herdeiros: MedjiTé-AgbanlinAhô-DakodonuMedji permanece em Aladá e dá continuidade à dinastia local reinante; Té-Agbanlin dirige-se para o leste, onde funda uma nova dinastia em Adjaxé (Porto Novo) enquanto que Dakodonu segue para o norte com seu irmão Ganiehessu e, após algumas peripécias, busca alojar-se com seus ferozes seguidores entre a população de língua yorubá dos iguedê (guedevi) e mata seu reiAgli, dizimando seu povo, escravizando mulheres e crianças, os quais mais tarde são vendidos aos portugueses. Funda ali uma nova dinastia.

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Dakodonu tenta estabelecer-se em Kana e vai solicitando consecutivamente ao rei de Kana, cujo nome era Dan, locais para alojamento. Um dia Dan, aborrecido com mais uma solicitação dos adjá-tadonus, declara mordazmente: “Depois de alojar-se em tantos lugares do meu reino, só falta agora a minha barriga para esta gente ficar”. Os adjá-tadonus compreenderam essa declaração como um chamado para a luta e, desta forma, Dakodonu matou e estripou pessoalmente Dan, e disse que cumpriria sua palavra e construiria seu reino sobre a barriga deste, daí a expressão Dan-ho-mé, que era o reino edificado “no ventre de Dan”.

O Reino do Dahomey superou as duas outras dinastias adjá-tadonus reinantes em Porto-NovoAllada, governando um poderoso Estado da capital Abomey, fundada por Agassuvi Aho, sobrinho e sucessor de Dakodonu, também chamado de Hwegbadjá, em circunstâncias muito parecidas com a fundação do próprio reino. Outra versão da história conta que Abomei teria sido fundada por Hwessu, filho de Hwegbadjá. Os dois outros reinos, apesar do crescimento do Daomé, continuaram a ser considerados Estados-irmãos e, tanto os reis de Porto Novo como os de Abomey, dirigiam-se à Allada, cidade onde as suas dinastias teriam começado a reinar, como parte do ritual da cerimônia de entronização.

Na dinastia daomeana a tradição conta que sucederam-se onze reis até que os colonizadores franceses reduzem seu status para o de “chef de canton”:

  • Dǎko-Donu (1620-1645)
  • Hwegbajà (1645-1680)
  • Akabá (1680-1704)
  • Agadjá (1708-1732)
  • Tegbessu (1732-1775)
  • Kpenglá (1775-1789)
  • Agonglô (1789-1797)
  • Guezô (1818-1858)
  • Glelé (1858-1889)
  • Gbehanzìn (1889-1894)
  • Agoli-Agbô (1894-1900)
    • Nota: A lista oficial às vezes é encabeçada por Ganiehéssu, irmão mais velho de Dǎko-Donu e chefe do clá dos agassuvi, tendo sido o primeiro sumo-sacerdote local do culto de AgassuHangbê, irmã-gêmea de Akabá reinou também junto com este, enquanto Adandozan(1797-1818), reinou como usurpador durante a infância de Guezô. (Wikipédia, a enciclopédia livre)

“Se escolheste o candomblé como tua religião, entre como se estivesse entrando numa outra religião qualquer…
Não espere ficar milionário, nem formulas magicas para o amor, o candomblé não é sinônimo disso, mas apenas o amor pela ancestralidade, pela natureza e por todas as fôrças que nela habita.”
Sofo Andreia Camargo

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