Tags

correio

obaluae

Abença mãe Andreia.
Sou “Fomo Marcos do Obaluae”
Minha duvida é eu mudei de nação o meu orixa muda tambem?
ou ele continua o mesmo? Ele pode ser tratado na nação nova, sem kizila?
Fui feito em Efon e pretendo dar obrigação em Ketu, tenho 5 anos de santo.
Obrigado sua abença

sofoSofo Andreia Camargo Responde:

Papai Gbèsèn lhe abençoe.

Fomo “Marcos do Obaluae”

O ideal seria continuar na nação que foi iniciado, mas cada um sabe onde o calo aperta e se o teu orisha te levou para uma outra casa só pode ser para teu benifício, Se você tentou todos os meios para salvar a convivência com teu sacerdote ou sacerdotisa e não conseguiu resgatar a confiança, então o melhor modo no ultimo caso é imigrar em outra casa, não há kizila se o orisha é bem recebido e os fundamentos seguem conforme manda. Volto a dizer o ideal seria procurar alguem do asé, continuar na sua raiz já que o orisha foi feito naquela raiz, mas se você escolheu assim, creio que por trás tem a mão de seu orisha. Você perguntou se seu orisha muda, bem isso é pergunta para um milhão de reais, geralmente o Orisha que foi iniciado continua no Itá (ori) mas nesse caso vai de casa para casa você deverá ver o que seu sacerdote irá lhe dizer no jogo de búzios, não posso responder uma coisa que só os búzios poderão lhe dizer. Veja bem porque é essencial ficar na mesma nação que foi inicado. Imagina você de vodun e passa para uma nação de Orisha? Complicado, seria melhor continuar na nação onde voce iniciou tudo, mesmo sendo em outra casa,  parentes de santo, etc.. As perguntas a serem feitas:

-Teu Orisha aceita sair da casa e imigrar em outra?
-Seu Orisha recebeu tudo na iniciação?
-Recebeu todos os oros?
-Você teve um resguardo que agradou teu Orisha?
Essas perguntas seu sacerdote junto com você irão analisar na mesa de jogo.
Lembre-se aquilo que foi batizado no itá (ori) do iniciado jamais poderá ser retirado independente de ter sido certo ou errado. Terá que ser tratado com todo carinho para sempre.

Nos diga como ficou com seu novo sacerdote…
Com carinho e afeto…um beijo na sua alma.
Sofo Andreia Camargo

Nota: já avisei por favor não mandem email perguntando fundamentos isso se aprende no seu asé com sua família de santo, não misturem porque no final vira uma sopa de legumes. Sigam e aprendam em suas casas.

Vanni.camargo@gmail.com

Anúncios